terça-feira, 1 de abril de 2008

Santa Catarina: terra dos estádios?

Na última pesquisa de torcidas divulgada no país, Santa Catarina exibia índices muito ruins de participação dos torcedores nos clubes locais. São Paulo, Palmeiras, Inter e Grêmio, só para citar alguns exemplos, fazem a cabeça de milhares de catarinenses, incluindo aí, os que tem clubes de relativa força em suas cidades. Os clubes catarinenses parecem dispostos a mudar essa realidade no entanto. Figueirense, Avaí, Joinville e Chapecoense planejam grandes estruturas para receber seus torcedores atuais e atrair novos. A Arena Joinville já é referência em estrutura, neste cenário de evolução patrimonial dos clubes. Recentemente, outro grupo anunciou sua intenção de construir uma arena: O Sesi – em Blumenau. Localizações e metas distintas a parte, já é possível projetar um cenário de competitividade. O estado comportará tantas estruturas? Existirão tantos investidores e patrocinadores para manter tais estádios?

O Figueirense tem o projeto mais ambicioso, com a intenção de sediar jogos para a Copa de 2014. Além de uma moderna e luxuosa arena com capacidade para 40 mil lugares, a idéia é construir espaços para escritórios, lojas, cinemas, centro de convenções e infra-estrutura completa para visitação. A maior parte do empreendimento deve vir de investidores.

O Avaí não detalha seu projeto em seu site, mas mostra indícios que vai comprar uma área adjacente a que possui atualmente para montar um complexo para comportar bem mais que os 20 mil torcedores que suporta no momento. Nas maquetes é possível conferir a intenção de estabelecer estrutura bem mais voltada para o esporte, com campos de treinamento, edifício de apoio, academia e fisioterapia, além de campo sintético coberto.

Outro clube na onda da casa nova é a Chapecoense. O pequeno Indio Condá deve ser ampliado (foto1/divulgacao Clicrbs)– a primeira fase prevê que as arquibancadas do setor sul sejam triplicadas e 18 salas comerciais devem ser construídas abaixo das arquibancadas. A primeira fase do projeto está avaliada em R$ 3 milhões. O Professor especializado em Marketing Esportivo, Fernando Trein, acompanhando o jogo do campeão catarinense 2007 contra o colorado dos pampas, destacou ainda que a prefeitura tem grande participação no projeto e que a cidade é predominantemente torcedora da dupla gre-nal.

A Arena Joinville, onde o JEC manda seus jogos, tem a melhor estrutura entre os estádios catarinenses, ao menos por hora. O projeto final do complexo prevê capacidade para abrigar 30 mil pessoas e lojas comerciais, praça de alimentação e parque público. A novidade mais quente fica por conta da idéia do SESI de fazer (na realidade reformar o seu - foto2) mais um estádio, em Blumenau, que pode beneficiar o Metropolitano, time que faz boa campanha e tem razoável presença de público no catarinense 2008. A idéia é superar os 30 mil lugares e o modelo pensado pelo SESI é inspirado em nada menos que a Allianz Arena, de Munique. Para saber mais sobre o interesse da entidade na estrutura, Arena do Marketing falou com Hermes Tomedi, Gerente Regional do SESI em Blumenau.

Arena: Existe estimativa do valor que envolve a reforma do estádio em Blumenau?

Tomedi: Estimativa inicial de R$ 35 milhões.

Arena: Além da arena de Joinville, há projetos grandiosos de novos centros esportivos em Florianópolis. O estado comporta essa concorrência?

Tomedi: O estádio tem sua utilização fundamentada em futebol, atletismo e outros grandes eventos, que necessariamente devem ser realizados em cada cidade. Sendo assim, não existe concorrência e sim uma soma de opções para que Santa Catarina possa receber em vários municípios eventos de grande porte.

Arena: Quais os projetos para manter a sustentabilidade da iniciativa, além do futebol profissional?

Tomedi: O projeto de sustentabilidade do empreendimento será decidido após definição do modelo de gestão do mesmo, tendo como pressuposto a forma de captação dos recursos que serão utilizados para reforma e ampliação do estádio, pois o SESI esta contribuindo com a situação atual, ou seja, do estádio já existente. O restante dos recursos deverão vir da iniciativa privada e convênios com governos.

Arena: Que tipo de parceiros são estudados para compor a parceria? Já há alguma negociação?

Tomedi: Ainda temos a fase de elaboração dos projetos de engenharia,(elétrico, hidráulico, preventivo de incêndio, etc) e definição de uma pessoa jurídica que ficará a cargo do encaminhamento da gestão da catação de recursos e provavelmente, se tudo correr bem, da execução da obra. Sendo assim, quando esta entidade estiver constituída, a mesma definirá a formatação dos prováveis parceiros participantes do empreendimento.

Arena: O estádio tem como objetivo garantir a atração de mais eventos esportivos para Blumenau ou apenas melhorar a estrutura atual? O estádio poderá ser usado por clubes da região?

Tomedi: Além da prática do futebol profissional, competições da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Catarinense de Atletismo e eventos organizados pelo SESI/SC, poderemos ter grandes amistosos de futebol, outros eventos que se encaixem na estrutura de um estádio que tem como prioridade o futebol e o atletismo. O estádio prevê também várias áreas no interior das arquibancadas, que poderão receber eventos dos mais variados, tais como promoções, lançamentos, reuniões, etc... Além do clube local, o estádio poderá abrigar outros clubes da região, observadas a manutenção das instalações que como qualquer estádio tem que ter boa qualidade de grama para prática do futebol.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tércio, parabéns pelo blog, dá para ver que os textos têm o teu estilo. Obrigado pela referência também na matéria sobre os novos estádios catarinenses. Aliás, estive no 7o Fórum Internacional de Esportes e conheci o projeto de reforma do Orlando Scarpelli, é bem interessante e mostra que o Figueirense sabe onde quer chegar. Tércio, me envia um e-mail para registrar novamente o teu e-mail. Um abraço, Fernando Trein.

Unknown disse...

Cara, parabéns pelo blog..tenho estado a trabalhar e muito no desenvolvimento de um projeto de um estádio para 18 mil lugares e tenho procurado varios modelos de projecto como referencia...

saudações

chapa

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, vi em algumas comunidades no orkut postagens relacionadas a um curso de gestão e marketing esportivo visando a copa de 2014, acho que seria de interesse dos leitores de vocês. Sugiro como postagem o texto abaixo:

Quem trabalha com marketing e gosta de esportes pode se especializar em marketing esportivo, esta área está bem fortalecida com as Olimpíadas e a Copa do Mundo acontecendo no Brasil nos próximos anos. A Trevisan Escola de Negócios oferece um curso de Gestão e Marketing Esportivo em todas as cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014, vale a pena se informar e aproveitar esta oportunidade. Profissionais aptos a atender às demandas resultantes, em cada cidade, de uma competição como o Mundial de Futebol, são um dos principais requisitos para o sucesso do Brasil nesse empreendimento. O impacto da competição será grande nos clubes esportivos. Serão imprescindíveis profissionais capazes de gerenciar todo esse movimento, cotas locais de patrocínio e a demanda remanescente do torneio, com impacto direto no estímulo aos clubes de futebol, formação de atletas, gerenciamento de contratos, comercialização de direitos federativos e numerosos outros itens ligados ao setor.
Mais informações: http://migre.me/jOiA. Um abraço!