quinta-feira, 20 de março de 2008

Brasileiro é apaixonado por futebol, mas não por estádio

É verdade que o futebol está evoluindo, é verdade que os clubes estão se esforçando e é mais verdade ainda que a partir de algumas iniciativas, alguns clubes retomaram bons índices de aumento de público nos campeonatos locais.

Os números de público divulgados pelas federações de futebol dos três estados da região sul, no entanto, apontam uma realidade que inspira trabalho para os departamentos de marketing e comunicação: ainda há MUITO a melhorar em relação a presença do torcedor nos estádios.

No Paranaense, segundo dados da Federação Paranaense de Futebol (FPF), até 10 de março, a média é de 2.771 pagante,s e os catarinenses tem números ainda mais acanhados: apenas 2.308 torcedores pagantes acompanharam cada partida, em média de acordo com a federação catarinense. No Gauchão, os números são um pouco melhores, mas ainda incipientes se levarmos em conta a tradição de grandes torcidas do interior - só 3.010 expectadores para cada partida.

Nos três estados – e é bom deixar claro que tive acesso a diferentes levantamentos, que foram realizados em épocas distintas – quem lidera a corrida de público é um grande clube, da primeira divisão do futebol brasileiro, de história e tradição – nada menos que o esperado para suas dimensões de patrimônio e estrutura. Na linha de frente, estão Internacional, Figueirense e Coritiba, seguidos de Grêmio, Joinville e Atlético-PR, respectivamente. Clubes como Londrina(PR), Criciúma(SC) e Brasil-PE (RS) também têm boas médias, mesmo sem os holofotes da imprensa das capitais.

Do outro lado, clubes menores, de cidades com população reduzida ou sufocadas por torcidas de clubes mais estruturados. 15 de Campo Bom, Guarani de Palhoça e J.Malucelli não conseguem colorir seus estádios com mais de 405 torcedores por jogo. Não coincidentemente, esses times passam por más fases em campo também.

Cruzando os números com as capacidades dos estádios, é perceptível que a maior parte dos espaços fica ociosa – uma grande lacuna para ser trabalhada. O Coxa deixa 79% do grandioso Couto Pereira desocupado, o Avaí, quase 30% da Ressacada e o Caxias não ultrapassa sequer 10% da ocupação do bonito Centenário, onde cabem 30 mil torcedores aproximadamente, por exemplo. Lotação ou públicos mais expressivos, apenas em jogos ditos "importantes" ou em decisões. No Rio Grande do Sul, a dupla GRE-NAL registrou grandes públicos com promoções que promoveram a entrada gratuita de mulheres e crianças. Os dois rivais também contam com expressivos quadros sociais (mais de 50 mil sócios, cada clube) para manter a regularidade de suas médias.

Se os discursos para construção de arenas européias estão na ponta da língua dos dirigentes, a política de gestão e marketing está bem distante dos clubes do velho continente. O argumento de que o conforto e a estrutura trará torcida é como a discussão sobre o ovo e a galinha. É o conforto que chama o torcedor ou o comparecimento que inspira a construção de um espaço melhor?

Confira abaixo as médias de públicos dos campeonatos regionais do sul

Paranaense
Público dos clubes (média/jogos em casa)
1.º) Coritiba… 8.725 (7)
2.º) Atlético… 7.977 (8)
3.º) Londrina… 6.683 (7)
4.º) Paraná… 3.393 (8)
5.º) Galo/Adap… 2.820 (8)
6.º) Rio Branco… 2.100 (7)
7.º) Cascavel… 2.055 (8)
8.º) Iguaçu… 1.671 (7)
9.º) Toledo… 1.515 (6)
10.º) Paranavaí… 1.200 (7)
11.º) Cianorte… 905 (8)
12.º) Engenheiro Beltrão… 880 (6)
13.º) Iraty… 770 (6)
14.º) Real Brasil… 525 (6)
15.º) Portuguesa/CAC… 339 (6)
16.º) J. Malucelli… 307 (7)


Gaúcho
Público dos clubes (média/jogos em casa)

1º) Inter...17.883,33 (6)
2º) Grêmio...13.322 (6)
3º) Brasil-Pe...3.060,17 (6)
4º) Inter-SM...2.129,83 (6)
5º) Caxias...2.040,33 (6)
6º) Juventude...2.020,50 (6)
7º) Esportivo...1.316,00 (6)
8º) São Luiz...1.162,67 (6)
9º) Guarany-Ba...903.83 (6)
10º) Novo Hamburgo...,998,66 (6)
11º) Sapucaiense...723,17 (6)
12º) Santa Cruz...625,00 (6)
13º) Ulbra...579,33 (6)
14º) Veranópolis...549,00 (6)
15º) São José-Poa...555,17 (6)
16º) 15 de Novembro...404,33 (6)

Catarinense
Público dos clubes (média/jogos em casa)
1º) Figueirense...6.220 (6)
2º) Joinville...5.633 (6)
3º) Avaí... 5.498 (7)
4º) Criciúma... 3.334 (7)
5º) Chapecoense...1.904 (7)
6º) Metropolitano... 1.126(6)
7º) Brusque...918 (7)
8º) Marcílio Dias...900 (6)
9º) Juventus...692 (7)
10º) Cidade Azul...622 (7)
11º) Atlético HA...460 (6)
12º) Guarani...405 (6)


Fotos: Internacional x Brasil-Pe (divulgação)
Ulbra x Villa Nova (MG) (Retirada de reporteresportivo.wordpress.com / Credito Luis Felipe dos Santos)
Demais fotos: Divulgação - Sites Londrina Esporte Clube, Brasil de Pelotas e Joinville Esporte Clube.

2 comentários:

Ricardo disse...

Mais um motivo pra acabar com esses campeonatos rurais que só servem pra atrapalhar o calendário dos times grandes. Outra utilidade do campeonato rural gaúcho (em especial) é servir como mais uma arma para a parcial imprensa azul conhecida como RBS, tentar desistabilizar a equipe do inter, inflamando os clubecos do interior a criarem rivalidade com o colorado. A verdade é que clubes minúsculos como Juventude e Veranópolis, nunca chegarão ao pés de protagonizar alguma rivalidade que for contra o Campeão do Mundo FIFA. O time verde de caxias já alcançou sua glória máxima este ano. Se apequenou novamente ao se auto-denominar (com ajuda da imprensa azul) de "toca". Ora bolas, uma equipezinha com número infinitamente menor de vitórias em confronto direto contra o Inter, no auge de um delírio quase tricolor, impõe-se como "toca"? hahaha <- este é o único comentário que se pode fazer sobre isso. Mas por outro lado não posso deixar de entender o lado da RBS, que paga alguns milhares de reais pelos direitos de transmissão deste campeonateco agrícola. Eles realmente precisam fazer de tudo para tentar elevar o moral da competição, que beira o ridículo. Isso faz com que eles façam vistas grossas as terríveis arbitragens e acontecimentos patéticos de tal torneio. Afinal, ninguém pode desmerecer a imagem do p´roprio produto. Que é ruim é, mas temos fingir que é ótimo! Este deve ser o lema do conglomerado de empresas de comunicação chamado RBS.

Felipe Hammes Rodrigues disse...

Interessantes dados. Parabéns. Como era de se esperar, dupla Gre-Nal lidera as médias de público aqui no Sul. Com certeza, devido ao elevado número de sócios que ambos possuem. Parabéns aos marketeiros!