quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Foco na estrutura, mas desejo de voltar a elite



Sem reforços, diretoria do Paraná Clube foca esforços em infra-estrutura




Sem reforços, diretoria do Tricolor foca esforços em infra-estrutura Enquanto dirigentes esperam fechar com três novos jogadores, planejamento para os próximos dois anos prevê revitalizações e CT em Quatro Barras




por THIAGO DE ARAÚJO - GAZETA DO POVO ONLINE - http://www.gazetadopovo.com.br/

A torcida do Paraná Clube ainda espera por reforços para a temporada 2008. A diretoria, por sua vez, assegura que está trabalhando intensivamente neste sentido, mas por ora apenas o volante Léo foi oficializado. E na busca pela profissionalização do departamento de futebol e pela volta à Série A já em 2009, a cúpula paranista planeja investimentos em infra-estrutura.

Apesar desta temporada ter sido desastrosa no time profissional, as categorias de base deram retorno, e como “prêmio”, o presidente Aurival Correia espera anunciar no primeiro semestre de 2008 a construção do Centro de Treinamento de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. O local iria abrigar todas as categorias de base do Tricolor já no próximo ano. O projeto ainda está no papel, mas o acerto de uma parceria pode acontecer nos próximos meses.

“Este projeto do CT para a base está sendo avaliado e estudado por nós. Estamos traçando como isso será feito, estudando parcerias, para a construção dos campos, alojamentos, tudo que envolve um centro de treinamento. Estamos conversando com alguns interessados, mas antes de qualquer anúncio a proposta tem que passar pelos conselhos, afinal somos um clube”, explicou Correia.

Enquanto engenheiros contratados pelo Paraná trabalham no plano diretor de toda a área que o clube possui em Quatro Barras, a sub-sede do Tarumã também deve tornar-se outro CT, mas do elenco profissional. Este projeto, contudo, será montado posteriormente.

Em janeiro, a Vila Olímpica também deve voltar a receber a atenção da diretoria. O estádio que abrigou o pentacampeonato paranaense em 1997 hoje é a casa dos times da base, e será regularizado aos poucos, já vislumbrando-se que o Tricolor atue lá no Estadual de 2008, abrindo espaço para a troca completa do gramado da Vila Capanema – meta que não poderá ser cumprida neste próximo ano.


“Não dará tempo para adequarmos a Vila Olímpica a tempo para os torneios deste ano, mas faremos as obras necessárias. A meta é acertar a construção do CT em Quatro Barras, transferir as categorias de base e a equipe profissional poderá treinar e mandar jogos no Boqueirão já em 2009”, disse Aurival Correia.

Minhas observações sobre a notícia e o Paraná Clube:


- Vale sempre lembrar que o Paraná Clube é, como o próprio nome sugere, um CLUBE esportivo, social e recreativo. Todo tipo de aposta no futebol passa por essa visão multifuncional da entidade. O time paranaense, é bom lembrar, é fruto da fusão entre Colorado Esporte Clube e Esporte Clube Pinheiros. O Paraná é bicampeão da série B e sete vezes campeão do paranaense.

- Alguém sempre vai chiar, que é necessário investir mais em reforços, porque o time caiu pra série B e afins. Só que a estrutura vai garantir o Paraná como referência na formação de jogadores e isso, posteriormente, vai favorecer o clube. O time já foi destaque no campeonato brasileiro sub-20. O atual campo também não era dos melhores.

- O publicitário Marcelo Romaniewicz, 38 anos, assume em 2008 o departamento de marketing do clube, prometendo inovação e criatividade, mesmo com recursos escassos inerentes a realidade brasileira. Vale todo tipo de incremento nessa área tão deficitária em TODOS os clubes de futebol do Brasil. A promessa é "mexer com o orgulho dos paranistas, do torcedor ao sócio, valorizando a marca Paraná Clube."

- O Paraná Clube tem um dos projetos mais conscientes entre os clubes da série B, mas passou do céu ao inferno em 2007, quando de representante brasileiro na Libertadores chegou a segunda divisão. Ainda assim, como é um clube com base, projeto e estrutura, reune bons indicativos para voltar a elite do futebol em 2008.

- A torcida do Paraná só teve melhor média que a de Santos e Juventude - foram 8766 torcedores por partida. Só aí já dava
pra melhorar bastante.

Nenhum comentário: