terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Uma marca INTERNACIONAL

O título da Dubai Cup, conquistado pelo Sport Club Internacional - o quarto em âmbito internacional em menos de dois anos - trouxe mais louros do que o US$ 1 milhão e os trunfos sobre os campeões alemão e italiano. Com a conquista, o Inter fortalece AINDA MAIS a sua marca no exterior. A vitória do Inter brasileiro sobre o italiano ganhou repercussão entre os jornais Ole, da Argentina e La Gazetta dello Sport e Corriere della Sera, por exemplo. O periódico argentino destacou que "O Internacional de Porto Alegre voltou a demonstrar toda a sua hierarquia hoje (segunda), assim como em 2006, quando venceu o Barcelona e conquistou o Mundial de Clubes".

O trabalho de marketing do clube foi inteligente. Além de promover sua marca através de brindes, como canetas com impressões no idioma árabe, o vice-presidente colorado de Marketing, Jorge Avancini, levou um livro sobre a trajetória do clube, em inglês. Avancini participou ainda do painel intitulado "Oportunidade de Negócios para os Clubes de Futebol no Oriente Médio", em um fórum sobre negócios no futebol. Em pauta, o sucesso colorado no futebol brasileiro e mundial aos presentes, especialmente nas categorias de base. O colorado conta com mais de 2 mil meninos de 8 a 12 anos, além de outros 35 mil espalhados no Projeto Genoma Colorado.

O caso das categorias não surpreendeu os árabes à toa. A estrutura do clube para os menores foi reformulada ainda esta década, com o intuito de formar atletas para o sucesso. Daí saíram Lúcio, Daniel Carvalho, Nilmar, Rafael Sóbis. Não é só. A estratégia de reformular a política de divulgação de um clube que não logrou muitos êxitos na década de 90, passou por uma política inteligente de associados - que somam mais de 50 mil atualmente. A partir da política de sócios, o clube aprimorou melhor suas estratégias de relacionamento com o torcedor.

Voltando a Dubai Cup. Jornais gaúchos deram conta que o Inter buscava, e pode ter iniciado tratativas, para acertar com um parceiro para name rights - um modelo de negócio aplicado - e muito bem - pelo Atlético-PR com a Kyocera, quando o clube cede o direito de nomear o estádio e recebe um bom volume de recursos em troca. O primeiro resultado prático da pré-temporada de luxo foi o convite para um amistoso com o Real Madrid, em meados de agosto deste ano. E o colorado ainda tem campeonato local, copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana em 2008. Que bons ventos levem o colorado.

Nenhum comentário: