segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A fidelidade GRENAL

Uma reportagem publicada neste final de semana no jornal Folha de São Paulo aponta uma série de curiosidades sobre as torcidas no país. A mais interessante delas: o Rio Grande do Sul tem os torcedores mais "fiéis" aos seus times no país. Enquanto nos outros estados, Flamengo, Corinthians e outros times do sudeste possuem grande índice de preferência entre os torcedores, no Rio Grande do Sul a dupla grenal não tem com o que se preocupar.

Da Folha de São Paulo:

Rio Grande do Sul é o Estado que mais registra fidelidade com clubes locais

DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa do Datafolha de novembro último confirma que os grandes clubes cariocas são mais populares do que os paulistas em outros Estados. E revela também que os moradores do RJ são mais fiéis aos clubes da casa do que os de SP.Entre os entrevistados no RJ, 80% dizem torcer por Flamengo, Vasco, Botafogo ou Fluminense. Em SP, a preferência somada por Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos alcança a marca de 70%.

Nas dez unidades da República tabuladas pelo Datafolha no assunto, somente no RS a fidelidade aos principais clubes locais é maior do que a registrada no RJ -84% dos gaúchos dizem ser seguidores do Grêmio ou do Internacional, ambos sediados na capital, Porto Alegre.Em nenhum outro Estado as agremiações locais respondem por mais de 50% das preferências. Em Minas Gerais, 47% dos entrevistados apontaram o Atlético-MG ou o Cruzeiro como time de sua preferência.

No Nordeste, em alguns casos é mínima a participação dos times da casa na popularidade entre os torcedores.No Ceará, por exemplo, somente 16% dizem torcer por uma das duas potências do Estado (Fortaleza e Ceará).E, nesses casos, os corações desses brasileiros pendem mais para os clubes cariocas do que para as equipes paulistas.No Distrito Federal, 48% dos entrevistados indicaram uma agremiação do Rio como a preferida. Os times paulistas ficaram com apenas 19%.Na Bahia, são 30% os seguidores do quarteto de grandes cariocas -os quatro grandes de SP detêm 18% da preferência.

Vantagem grande a favor dos paulistas somente no vizinho PR, onde o Corinthians é o time mais popular (15%) e os times de São Paulo somam 38% das preferências, contra apenas 7% das agremiações cariocas.Para os clubes paulistas, serve de consolo o fato de que dois representantes do Estado (Corinthians e São Paulo) conseguem, cada um, ostentar 1% da preferência no RJ, enquanto o Flamengo é a única agremiação de lá a atingir a marca em solo paulista.

A pesquisa também desmente a fama de que "torcida de verdade é a do Corinthians, já que os torcedores do clube tem um dos menores índices de acompanhamento do time no estádio. A pesquisa não revela os dados dos clubes do sul, mas é possível pressupor que os indicadores sejam menos tímidos.

Paulistano é quem menos vai ao estádio

Pesquisa Datafolha revela que apenas 15% dos torcedores da capital de SP dizem torcer por seu time das arquibancadasÍndice da cidade que abriga Corinthians, São Paulo e Palmeiras fica abaixo da média nacional, de 21%, e distante de Rio e Salvador

EDUARDO OHATA PAULO COBOS DA REPORTAGEM LOCAL

Assistir a um jogo de futebol no estádio não é um programa típico do torcedor paulistano. Pesquisa nacional do Datafolha, realizada no final de novembro, mostra os moradores da cidade como os menos dispostos a torcer por seu clube nas arquibancadas. Só 15% dos entrevistados na capital paulista disseram ir aos estádios, mesmo sendo só de vez em quando. Esse número fica razoavelmente abaixo da média nacional (21%) e distante da registrada por cariocas (27%) e soteropolitanos (28%).

O Datafolha ouviu 11.786 pessoas em 390 municípios de 25 Estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Na questão do hábito dos torcedores de ir ao estádio ou acompanhar os jogos pela TV, uma resposta não exclui a outra. E quem puxa o desprezo dos paulistanos é justamente o corintiano, tido como "o mais fiel dos torcedores". Só 23% dos seguidores do clube alvinegro afirmam que têm o costume de freqüentar estádios, contra 24% dos são-paulinos, 25% dos palmeirenses e 26% dos santistas.

Comparado com o que acontece com grandes de outros Estados, a apatia paulistana pelas arenas de futebol fica ainda mais evidente. No Rio de Janeiro, 30% dos flamenguistas apontam um campo de futebol como programa. No Nordeste, 36% dos seguidores do Bahia expressam a mesma opinião. O resultado da pesquisa encontra respaldo na bilheteria nos Brasileiros do ano passado. Tanto o Flamengo, na primeira divisão do campeonato, como o Bahia, na terceira, registraram média de cerca de 40 mil torcedores por partida. O grande paulistano que mais se aproximou disso foi o São Paulo, com 29 mil pagantes por confronto. O Corinthians computou 20 mil fãs por jogo.

A observar:

- A pesquisa mostrou outros dados que mostram uma grande lacuna para trabalho dos clubes, no nosso caso, especialmente da dupla Atletiba. Ora, não pode-se tratar de um resultado unicamente atrelado a resultados, já que times como o Palmeiras amargam secas históricas de títulos, mas continuam figurando entre os mais lembrados.


- Trata-se de uma questão cultural, é verdade. Entretanto, é essa cultura que tem que ser talhada, estudada e analisada sob pena de ver oportunidades se despedindo. Atlético e Coxa (e o Paraná também) devem se mobilizar para compreender esse panorama, identificar as causas desses índices (ao invés de desmerecê-los) e tornarem-se, de vez, os donos do campinho.

- Não havia, na reportagem, dados sobre os clubes catarinenses, mas não é preciso mencionar que essa realidade paranaense serve ainda mais para fazer pensar dirigentes de Criciúma, Avaí e Figueira, só pra citar alguns.

- Também vale estudar um pouco os índices de comparecimento dos torcedores aos estádios - já que nem sempre só conforto, segurança ou bons preços asseguram a presença da massa. Em tempo: A pesquisa também coloca o Grêmio como o time de sexta maior torcida do país e o Internacional como a oitava - na frente de Santos, Atlético-MG e Fluminense.

3 comentários:

Andreas disse...

E aí fica a pergunta: como é que os times do Rio e SP não estão ganhando fortunas com essa gente?

Tem outros dados interessantes que saíram a respeito. Teve uma parte da pesquisa que consistia em uma pergunta:

Você diria que tem muito, pouco ou nenhum interesse por futebol?

Eis os números da dupla Gre-Nal (destaque para os que responderam "Muito"):

Inter
Muito - 39%
Um pouco - 43%
Nenhum - 16%
Não sabe - 1%

Grêmio
Muito - 34%
Um pouco - 45%
Nenhum - 19%
Não sabe - 2%

É, pois é.

Fguedes disse...

hehe..muito boa.
Mas faze o que se eles de SP e RJ são os que mandam no que a gente deve assistir.
Muito boa coluna T.S.

Victor Hugo Antinossi disse...

Os times do Sul tem sempre objetivo de valorizar suas próprias marcas. Mais do que um objetivo, é uma cultura.

Bacana demais o blog. Vou linkar no meu.

http://futegol.blogspot.com

Abs