sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Profissionalizar para crescer


Na S.E.R Caxias um dos maiores times do estado, mas de pequena projeção nacional, a ordem é pensar com princípios de uma empresa privada


Em 2006, a notícia de uma provável parceria entre Esporte Clube Juventude e a gigante do setor de bebidas Red Bull tomou as páginas dos principais jornais de todos país. A possível injeção de um montante de recursos dignos de clubes europeus e a perspectiva de carregar uma marca internacional deixou os juventudistas eufóricos por alguns meses. O clima de oba-oba foi dando lugar a interrogações e a expectativa por boas notícias acabou frustrada. As negociações não se consolidaram. Não muito longe dali, o rival, S.E.R Caxias, com menor projeção, trabalhava de forma silenciosa, para fechar uma parceria efetivamente concreta.

Em 30 de janeiro de 2006, a S.E.R Caxias divulgou a aprovação unâmine do conselho do clube a nova parceria com o Grupo Metalcorte, empresa de aços planos, fundidos e motores. A promessa de Osvaldo Voges, diretor-presidente do Grupo Metalcorte, não ganhou a capa dos jornais, mas foi bem mais real que o sonho do rival.
“A partir de agora, além de elevar a marca Metalcorte, vamos profissionalizar a gestão do Caxias, diversificando os investimentos do Grupo”, projetou.

O discurso saiu do papel. Em 2007, o Caxias venceu a copa FGF e foi vice-campeão da Recopa Sul-Brasileira. Reformulou o site, lançou novos uniformes, inaugurou uma loja do Clube e trabalha ou projeta a reestruturação de categorias de base, do Estádio Francisco Stedile e das ações de divulgação. Em apenas um ano de parceria, o clube passou de 614 para 2240 associados, como revela a diretora da Dolaimes Comunicação e Eventos, Fulvia Stedile, que gerencia o departamento de marketing da S.E.R Caxias e falou com ArenadoMarketing.

Arena: A SER Caxias recentemente adotou uma postura de profissionalizar a gestão, a partir da parceria com a Metalcorte. O Marketing está inserido nesse processo? O que o departamento coloca como metas?

Fúlvia: Sim, o marketing e todos os departamentos do clube estão inseridos neste processo. As metas do marketing são ampliar o relacionamento com os públicos da SER CAXIAS, fortalecendo principalmente as ações voltadas aos associados e a captação de novos associados.

Arena: A SER Caxias tem relativa visibilidade na mídia estadual, embora menor que o seu rival, mesmo que tenha torcida quase compatível. A que se atribiu essa situação e o que fazer para mudá-la?

Fúlvia: A SER CAXIAS está construindo um novo momento. Com isto, em apenas um ano de gestão profissional, saímos de 614 para 2.240 associados. Acreditamos que o clube está mudando diariamente este quadro, para melhor.

Arena: Que ações o Caxias faz para estimular o comparecimento do público ao estádio? E o que fará a partir dessa reestruturação?

Fúlvia: Todas as ações de marketing trabalham para isto. Estamos realizando ações em parques e eventos da cidade, divulgando a campanha "Brilha a Paixão Grená". Lançamos uma coleção completa de roupas e acessórios oficiais e mensalmente, são lançados novos produtos para a loja oficial do clube, inaugurada em janeiro de 2008. Também as lojas esportivas da cidade estão vendendo o fardamento grená. Todos os quiosques de informação/turismo da cidade têm nosso folder informativo. Enfim, são muitas ações que aproxima cada vez mais A SER CAXIAS de sua grande torcida.

Arena: O Caxias tem o que poucos clubes do estado têm: torcedores exclusivos - desvinculados da dupla grenal - além do Grená, isso ocorre só com a Dupla Brapel e o Juventude, podemos dizer. Como trabalhar melhor essa "independência" e como ampliar esse leque de torcedores?

Fúlvia: A torcida da SER CAXIAS é apaixonada e sempre esteve junto com o clube, em todos os momentos, difíceis e de glórias.
O objetivo é ampliar a nossa torcida e respeitar a escolha dos torcedores de outros clubes.

Arena: Uma das fórmulas mais exaltadas pelos especialistas em marketing esportivo é desvincular o desempenho dos clubes da receita gerada por ingressos, produtos licenciados, etc. O Caxias foi campeão gaúcho em 2000 e também da Copa FGF em 2007, mas passou por alguns períodos de dificuldades, como a queda para série C. Como garantir essa fidelidade do torcedor? A rivalidade local auxilia o estímulo ao apoio?

Fúlvia: Como já colocamos anteriormente, o torcedor grená tem apoiado seu clube "faça chuva ou faça sol". O que vemos, é que a cada etapa vencida, ampliamos nossa torcida, que valoriza o trabalho de reestruturação que vem sendo realizado, que é baseado numa gestão profissional.

2 comentários:

Unknown disse...

Tércio, parabéns pelo blog. Não tinha passado aqui em função de tempo, praia, essas coisas nessa época do ano. Um abraço.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Esse é um assunto que realmente os clubes do interior não conhecem.
Mas na realidade atual, é imprescindível. Abraço.